FRASES & FRASES – ESPECIAL DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Finda a festa da carne. Carnaval. Adeus a carne. Carnem Levare. Carne Vale. Carnaval. Agora as cinzas. A quarta-feira de cinzas anuncia o inicio da quaresma. Dizem que, para os cristãos católicos, o momento é de purificação, de conversão, onde a vida humana mostra sua face efêmera, já que a verdadeira vida é a que ao lado do Senhor poderemos viver, enfim.

Pensando nisso, escolhemos algumas frases do escritor grego Nikos Kazantzakis para dar nossa parcela de contribuição neste momento de reflexão que chega.

Kazantzakis foi impulsionado pelo vitalismo do filósofo francês Henri Bergson, assim como teve em Nietzsche a chama de sua inspiração. Foi membro da resistência grega na luta contra a ocupação nazista. Ministro do governo socialista na Grécia pós-guerra. Viajante no mundo. Estudante de Marx. Esposo de Galatéia Alexiou. Jornalista por ação. Tradutor de obras como “Fausto” de Goethe e “Otelo” de Shakespeare. Exilado. Nascido em 1883 no dia 18 de fevereiro, escreveu peças teatrais, ensaios filosóficos e várias obras onde a figura de Deus e de Cisto aparecem destoados de um limite puramente desenhado pela igreja. Há em seus escritos uma Vida que brota da alegria sermos livres, simples, companheiros fraternos e incansáveis lutadores de uma existência sem dor.

Entre tantos livros, foi autor de O Pobre de Deus, O Cristo Recrucificado, Os irmãos Inimigos, A Última Tentação de Cristo e Zorba, o Grego, de onde tiramos breves frases.

“Quanto mais fortes a alma e o corpo, mais frutífero será o combate e mais ampla a harmonia final. Deus não ama as almas fracas e as carnes flácidas. O Espírito quer enfrentar uma carne forte e que lhe ofereça resistência. É ave carnívora, dotada de fome insaciável; ela devora a carne e, ao assimilá-la, faz com que desapareça”. (da “A Última Tentação de Cristo”)

__________

“Dos que vieram hoje à peregrinação, quantos são cristãos? São cristãos todos os que crêem no outro mundo. Que quer dizer crer no outro mundo? Isso quer dizer que todos os nossos atos aqui embaixo vão ser pesados num outro mundo, que os maus serão punidos e os bons recompensados. O que faz a caridade a seus irmãos aqui em baixo, nessa vida passageira, vai ter como recompensa a vida eterna. Então, velho Ladas, mais vale esperar que guardar”. (do “O Cristo Recrucificado”)

__________

“— O que é a Morte? — continuou o ancião, inflamado. — Um arcanjo porteiro! A Morte abre a porta e ingressamos na Imortalidade.

Francisco levantou a cabeça. Sua expressão se anuviou por um instante, como se a asa da morte o tivesse roçado.

— Velho — disse —, perdoa-me, mas me parece que desprezas o mundo em demasia. Ele é uma liça, onde entramos para lutar e transmudar a carne em espírito. Quando cumprirmos essa tarefa, e não antes, poderemos desprezá-lo, chamando a morte. Mas só então. Por enquanto devemos rogar a Deus que nos permita viver o tempo suficiente para aniquilar a carne!

— Somente a Morte é capaz de aniquilar a carne — replicou o ancião”. (do “O Pobre de Deus”)

__________

“(…) toda idéia que possui uma influência verdadeira possui também uma existência verdadeira. Ela está presente. Não circula invisível no ar. Tem um corpo verdadeiro — olhos, boca, pés, barriga. É homem ou mulher, persegue homens ou mulheres. Eis por que diz o Evangelho: ‘O verbo se fez carne…’ “. (do “Zorba, o Grego).

__________

“Deixaram que seus corpos ficassem mudos e só falam com a boca” (do “Zorba, o Grego).

__________

“(…) e eu compreendia, enfim, que comer é também uma função espiritual e que a carne, o pão e o vinho são as matérias-primas das quais se faz o espírito” (do “Zorba, o Grego).

__________

“Deus diz:

Quem me procura, encontra.

Quem me encontra, conhece.

Quem me conhece, ama.

Quem me ama, é amado por mim.

Quem é amado por mim, é destruído.”

(Citação de Kazantzakis de Sidna Ali, Místico mulçumano do século IX, como epigrafe no livro Os Irmãos inimigos).

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s